sexta-feira, 22 de abril de 2016

DIA DO DAMISTA

Maio - mês do damista !!

São José do Rio Preto quer comemorar o Dia do Damista com um grande Circuito com 10 mil de premiação no dia 1º de maio !!

Geraldino Izidoro enfrentando Lourival França.
O dia do damista é comemorado no dia 9 de maio em homagem ao aniversário de Geraldino Izidoro.
Geraldino Izidoro publicou os 2 primeiros livros de damas no Brasil e iniciou as colunas nas revistas "Guri" e "A Cigarra" nos anos de 1940.
O Rio de Janeiro iniciou o jogo de damas competitivo no Brasil, na década de 1930, realizando inúmeras competições envolvendo inúmeros jogadores.
Para reconhecer a história do jogo de damas no Brasil, no dia 1º de maio São José do Rio Preto, no interior do estado de São Paulo, quer realizar um Circuito prestando uma homenagem ao Rio de Janeiro, homenageando Geraldino Izidoro através do grande incentivador do jogo de damas da atualidade no Rio de Janeiro: José Pereira Bonfim.
A iniciativa desta homenagem partiu dos damistas do interior do Estado de São Paulo e foi, rapidamente, aprovada pela Federação Paulista de Jogo de Damas.
Graças à Geraldino Izidoro o jogo de damas propagou-se no Brasil nos anos de 1930 e 1940 a partir do Rio de Janeiro de forma clara e harmônica.
Geraldino Izidoro tinha muita noção de organização de eventos e sempre seguiu os regimentos da Federação Mundial de Jogo de Damas, mesmo tendo iniciado todo seu trabalho antes mesmo da fundação da Federação Mundial !
Esse é um fator fundamental para que Geraldino Izidoro seja reconhecido como um dos mais importantes divulgadores do jogo de damas brasileiro !

Nenhum comentário:

Postar um comentário